Governador de Minas Gerais participa de encontro em Patos de Minas com mais de 50 prefeitos do estado 6s231
Ele conversou com os gestores municipais a respeito da antecipação do pagamento de três parcelas pelo Governo de Minas, anunciado nesta semana, referente ao acordo do Fundo Estadual de Saúde (FES) com as prefeituras.

Apesar de não ter escolhido, oficialmente, um lado nas eleições para a presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), discursou sobre “renovação” em um evento ao lado de seu correligionário e candidato na disputa, Luís Eduardo Falcão (Novo). Prefeito de Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba, Falcão seria um nome novo para a presidência da AMM. Ele concorre com o atual chefe da entidade, Marcos Vinícius Bizarro (sem partido).
Durante o evento, Zema destacou sua relação próxima com a AMM, afirmando que o “ótimo” contato deve permanecer, independentemente de quem for escolhido para assumir a entidade. Porém, na mesma fala, o governador de Minas relembra sua trajetória como empresário, dizendo que, no caso, foi a favor da “renovação” ao deixar sua antiga empresa.
“Eu gosto muito de cabeça nova”, disse, sendo aplaudido pelos presentes em seguida, como mostra vídeo ao qual a reportagem de O TEMPO teve o. “Tenho certeza que ele (Falcão) tem plena condição de estar fazendo uma gestão na AMM que pode melhorá-la ainda mais. Desejo que os prefeitos façam o melhor nessa votação, e que venhamos a ter um presidente que represente bem a instituição.”
Em seu discurso, Falcão também elogiou Zema, dizendo que “os municípios nunca foram tão bem recebidos na Cidade istrativa”. Outro que discursou foi o prefeito de Patrocínio, Gustavo Brasileiro (DC), que afirmou, no final de sua fala, que “depende de nós, prefeitos e prefeitas, unidos com o nosso governador, com os nossos deputados, com nossa deputada Lud Falcão (Pode) para realizar essa grande vitória na AMM”.
A visita de Zema a Patos de Minas ocorreu em meio à campanha para a presidência da associação, cujas eleições estão marcadas para abril. Até então, o governador vinha alternando "afagos" entre os dois candidatos, ambos seus aliados. Em janeiro, em um evento em São Lourenço, Sul de Minas, Zema fez elogios à gestão de Bizarro. Conforme publicado por O TEMPO, o governo de Zema tentou, sem sucesso, uma composição entre Bizarro e Falcão para evitar desgastes, já que é aliado de ambos.
Encontro formal e informal
A reunião na sexta-feira (7 de fevereiro) contou com a participação de mais de 50 prefeitos mineiros. Na agenda de Zema, o evento estava registrado como uma reunião com chefes de Executivos municipais, na qual seria confirmada a antecipação de recursos para a saúde das cidades. Um banner que circulou nas redes sociais trazia uma foto do governador e de Falcão apertando as mãos, com a mensagem de que o encontro tinha o objetivo de debater demandas da região. No entanto, conforme apurado por O TEMPO, representantes de outras partes de Minas também estiveram presente na cidade no dia.
Informações de bastidores dão conta que, após o encontro, parte dos prefeitos teria participado de um churrasco. Segundo interlocutores, a confraternização teria sido promovida por Falcão. Entre os presentes, estavam os prefeitos de Unaí, Paracatu e Uberaba, respectivamente Thiago Martins Rodrigues (PL), Igor Santos (União) e Elisa Araújo (PSD), e o ex-presidente da AMM Julvan Lacerda. Romeu Zema, entretanto, não esteve presente neste encontro informal.
Fonte: O Tempo/Fotos: Cristiano Machado/Imprensa Minas